Contactos

email: gcpdalmada@gmail.com

Telef. 212738107

contactos

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Romeu e Julieta noTeatro Camões dia 16 de Março pelas 21 horas.

"A Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21) e o seu Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS comemoram o seu 20º aniversário. 
(...)
Por ocasião do Dia Mundial da Trissomia 21, e reconhecendo o trabalho excepcional já desenvolvido por esta Instituição, a Companhia Nacional de Bailado, com o objectivo de promover a continuidade deste projecto, associa-se a estas comemorações, permitindo que se assista ao ensaio geral do bailado Romeu e Julieta, com música de Sergei Prokofiev e coreografia de John Cranko, a ter lugar no Teatro Camões dia 16 de Março pelas 21 horas.
(...)"

Para mais informações APPT21

Acção Qualidade de Vida 2011 - Associação Salvador

"O período de candidaturas para a Acção Qualidade de Vida 2011 está a decorrer entre o dia 11 de Fevereiro e o dia 29 de Abril de 2011.
A Acção Qualidade de Vida é um processo de candidatura anual, criado pela Associação Salvador, para atribuir apoios directos e pontuais a pessoas com deficiência motora e com comprovada falta de recursos financeiros.  Nas três edições da Acção Qualidade de Vida – 2008, 2009 e 2010 – foram atribuídos apoios a 30 pessoas com deficiência motora num valor total de 145 mil euros.
Em 2011, para conseguirmos dar uma resposta mais justa à variedade de pedidos recebidos criámos duas categorias:
-  “ Vida com Dignidade” -  os apoios visam satisfazer necessidades básicas do candidato, contribuindo para uma melhoria da sua condição de vida.
-  “ Mudança de Vida” - os apoios a atribuir visam tornar a pessoa mais activa, promovendo a sua melhor integração na sociedade."

Provedor de Justiça - Linha do Cidadão Portador de Deficiência

"A Linha do Cidadão Portador de Deficiência por parte do Provedor de Justiça tem por objectivo o esclarecimento de dúvidas e a resolução de questões apresentadas não só por pessoas com deficiência mas por todas aquelas que, de uma ou de outra forma estão relacionadas ou pretendem estar informadas. Pretende-se promover os direitos, liberdades e garantias das pessoas com deficiência, defender em articulação com todas as pessoas e entidades representativas destacausa, a igualdade de oportunidades entre pessoas com e sem deficiência.

A Linha do Cidadão Portadora de Deficiência é gratuita: 800 208 462 (funcionará nos dias úteis entre as 09:30 e as 17:30)."

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Barreiras arquitetónicas: acesso interdito a edifícios públicos (Deco-Proteste)

DECO - Proteste conclui:

"Os cidadãos com mobilidade reduzida não têm a vida facilitada. A acessibilidade não está totalmente garantida nas finanças, lojas do cidadão ou segurança social que visitámos.


Deslocar-se com mobilidade condicionada é uma missão que exige planeamento e esforço: nenhum dos edifícios das finanças, loja do cidadão ou segurança social que inspecionámos em Braga, Coimbra, Lisboa, Porto e Setúbal está livre de barreiras arquitetónicas na zona de acesso ao público. Aliás, 23 dos 33 inspecionados obtiveram nota negativa. (...)"

Ler mais.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Oficina agrícola recebe prémio de empreendedorismo. CADAT

"A Oficina Agrícola do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT), que surgiu em Boticas em 2004, foi "reconhecida pelo Instituto de Empreendedorismo Social como Iniciativa de Elevado Impacto Social", disse à Lusa Pedro Vaz, director técnico do Centro.
Apoiado pela Santa Casa da Misericórdia, este programa terminou em 2008, mas estendeu a sua continuidade como "uma mais-valia em termos de auto-estima e integração ocupacional dos utentes", como sublinhou o responsável.
"Quando iniciámos esta oficina tínhamos utentes que pouco falavam e interagiam. Hoje interagem de forma mais dinâmica e ficam contentes com os frutos do seu trabalho", sublinhou o director. No ano passado, os utentes do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega colheram mais de dois mil quilos de batatas e mais de mil tomates.

O prémio é um "reconhecimento do trabalho destes utentes e da equipa que os acompanha. Para nós foi muito bom", afirmou ainda Pedro Vaz.

Para o director, o objectivo do CADAT é continuar a trabalhar porque "ocupar e motivar utentes com deficiência não é fácil. É preciso muito trabalho de equipa." Segundo Dulce Fernandes, engenheira agrícola e responsável pela oficina, a integração dos utentes é, de facto, uma das maiores dificuldades com que a equipa tem de lidar, pelo que o trabalho deve ser contínuo.
Para mais tarde, permanece o desejo do CADAT de ter uma quinta biológica com animais de pequeno porte, como galinhas, coelhos e patos - ou seja, "animais com que os utentes estão familiarizados porque são provenientes de famílias que se dedicam à agricultura", concluiu Pedro Vaz."

Cláudia Reis, com Lusa

SOCIAL INVESTE

O Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social cria e regulamenta o Programa de Apoio à Economia Social (SOCIAL INVESTE)

"(...) importa agora criar uma linha de crédito bonificada e garantida, específica para as entidades que integram o sector social (...) com o objectivo de incentivar ao investimento e ao reforço das actividades (...)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla

Visite o novo Site da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla!
Aqui!

Estratégia Nacional para a Deficiência 2011/2013

Conheça o Relatório 2009 da execução do Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidades (PAIPDI), bem como a Estratégia Nacional para a Deficiência 2011/2013.

Ficamos à espera dos Vossos comentários!

APPDA - Setúbal Apresenta "No Mundo da Lua?... Talvez Não..."

Livro "No Mundo da Lua?... Talvez Não."

O livro no "No Mundo da Lua?... Talvez Não." é uma fábula escrita por uma mãe da APPDA-Setúbal, Ana Paula Antunes, com desenhos de um jovem com Perturbação do Espectro do Autismo, Afonso Sobral dos Santos, que nos transporta ao enigmático mundo do autismo.

"A história que o livro nos conta é uma fábula. Poderão vocês pensar que como todas as fábulas aconteceu há muito tempo, mas não, foi apenas ontem...

Tudo se passou numa pequena quinta mesmo às portas da cidade, bem aqui ao nosso lado.


Quando D. Josefa se apercebe que o seu filhote, o Pedrocas é diferente, ele não fala, não brinca com os outros, anda sempre de cabeça na lua, só quer saber de plantas. D Josefa descobre depois de falar com o mocho do pinhal que o seu filhote é autista.   Embarca assim numa estranha aventura feita de palavras silenciosas... mas um dia o Pedrocas salva uma vida e ganha o respeito de todos os animais da quinta..."

Telefone / Fax: 265501681                                 
Telemóvel: 917640469                                        
Site: www.appda-setubal.com                         
Email: appda-setubal@sapo.pt, geral@appda-setubal.com