Contactos

email: gcpdalmada@gmail.com

Telef. 212738107

contactos

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"Respostas Integradas em Saúde Mental" - FARPA

"A recente aprovação do Decreto-Lei dos Cuidados Continuados em Saúde Mental (D-L nº.8/2010, de 28 de Janeiro), que vem optimizar o Despacho Conjunto Saúde/Segurança Social n.º 407/98, que permitiu então a criação estruturas na Comunidade direccionadas para a reabilitação e inserção da pessoa com doença mental, trás consigo a necessidade de debate entre todos os agentes nele implicados.

A FARPA, numa contínua tentativa de descentralizar a promoção desta importante discussão, promove as suas IV Jornadas em Santarém, este ano sob o título "Respostas Integradas em Saúde Mental" e que conta com a presença dos principais intervenientes neste processo.(...)"


Programa.

“Interventions for Autism Spectrum Disorders, State of the Evidence”.

O Centro ABCReal Portugal  divulga um Estudo de Outubro de 2009 muito importante relativo às Perturbações do Espectro do Autismo.
Trata-se de um trabalho relativo a “Interventions for Autism Spectrum Disorders, State of the Evidence”. É um “Report of the Children’s Services Evidence-Based Practice Advisory Committee”.
Segundo a mesma fonte, quase no final, esta obra refere algo de particulamente importante: “The first step toward evidence-based practice is creating awareness of what the best available research says. It is no longer enough to use what we believe works, we must consider what we know Works”.
Acrescenta também nas suas Conclusões que o “ABA has some of the best evidence for treatment in ASD”

Leia aqui.

Transportes Públicos em Lisboa

"TRANSPORTES (CADA VEZ MAIS) PÚBLICOS


A rede de transportes públicos de Lisboa é muito ou pouco acessível? Quais os pontos fortes, e quais os aspectos a melhorar? O que pode ser feito pela Câmara Municipal e pelos diversos operadores de transporte público?
Em Outubro, o Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa vai abordar estas questões. E as opiniões, sugestões e comentários dos cidadãos serão úteis e muito bem vindas - tanto as opiniões de quem usa, como as opiniões de quem gostaria de poder usar mas não consegue.

O Projecto Europeu Mediate desenvolveu uma ferramenta de diagnóstico das condições de acessibilidade na rede de transportes públicos, e Lisboa foi uma das duas cidades europeias seleccionadas para a fase piloto de aplicação dessa ferramenta.

O diagnóstico será feito através de um exercício de auto-avaliação, que envolverá a participação das diversas partes interessadas: operadores de transporte público, organizações representativas de cidadãos com mobilidade condicionada, município e autoridade metropolitana de transportes. Em conjunto, os participantes irão analisar as condições de acessibilidade na rede, de forma a identificar pontos fortes e pontos a melhorar, para se definirem planos de acção.
Atendendo às exigências legais, e à importância estratégica que a rede de transportes públicos tem para a acessibilidade pedonal em Lisboa (e à importância que a acessibilidade pedonal tem para os utilizadores de transporte público) a Câmara Municipal tem vindo a participar no grupo de acompanhamento do Projecto Mediate, em estreita articulação com a Autoridade Metropolitana de Transportes.
Os resultados deste trabalho serão integrados no Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa. Sendo muito importante conhecer a experiência e as necessidades das pessoas com mobilidade condicionada, será dinamizada a participação de organizações do Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência."
Se quiser enviar as suas experiências, opiniões e sugestões pode fazê-lo por e-mail para: nucleo.acessibilidade@cm-lisboa.pt

Arte e Criatividade 2010 - Exposição