Contactos

email: gcpdalmada@gmail.com

Telef. 212738107

contactos

sábado, 8 de maio de 2010

Centro Raríssimo no Porto.

Conheça o Centro Raríssimo, um local onde os doentes raros são acompanhados na área da reabilitação, por terapêutas de renome internacional. Aqui

Estágios remunerados para pessoas com deficiência no parlamento europeu

Estágios remunerados para pessoas com deficiência no parlamento europeu.

Visite: Programa de estágios destinados a pessoas com deficiência

segunda-feira, 3 de maio de 2010

“CRIAR PONTES/DESTRUIR MUROS” - Acção Formativa

No âmbito da actividade do Grupo Concelhio para a Deficiência do concelho de Almada, o Subgrupo de Trabalho de Saúde Mental, assumiu organizar uma formação nesta área, destinado a Técnicos de Instituições/Entidades deste concelho.
Esta formação surgiu da necessidade sentida e manifestada por muitos Técnicos que trabalham na comunidade e que lidam diariamente com Utentes com doença mental.
Para o desenvolvimento do programa tivemos a colaboração de várias Instituições/Entidades que responderam a um questionário de avaliação de necessidades, em Julho de 2008, tendo sido identificados os temas e planeados os conteúdos a serem apresentados nesta acção formativa.
A mesma decorreu nos dias 2 e 3 de Fevereiro de 2010, no Convento dos Capuchos, tendo participado cerca de 50 Formandos em cada uma das sessões, que demonstraram o seu interesse e empenhamento através de um debate muito participativo.
Também, por isso considera-se que foram alcançados os objectivos traçados para esta actividade:
• Sensibilizar os Técnicos para a problemática da doença mental e formas de lidar com a mesma,
• Promover a reflexão entre os participantes sobre a necessidade de alterar comportamentos e atitudes face ao estigma associado à doença mental.
Dos conteúdos abordados nestas sessões, e tendo em conta os objectivos traçados, destacaram-se os seguintes aspectos:
• A conceptualização da doença mental nas suas diversas vertentes;
• A Reabilitação psicossocial;
• A Rede comunitária de apoio;
Realça-se ainda a importância para a realização desta actividade, a colaboração da C.M.A, G.I.R.A, H.G.O, Segurança Social de Setúbal, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, APPACDM.
Para a assunção do trabalho em parceria considera-se de extrema importância e uma mais valia a realização deste tipo de iniciativas que por isso, deve ter continuidade e ser aprofundado.
P’lo Grupo
Dr. João Francisco
( Coordenador)